top of page
Buscar
  • CARLOS WAHL CRO PR 10.573

Transformando sorrisos com facetas diretas e indiretas

Um dos grandes desafios da odontologia estética sempre foi como restaurar um dente fraturado devolvendo a forma a função e a estética dentária. Hoje em dia, com o alto desenvolvimento dos materiais odontológicos, associado ao grande números de cores e corantes especiais com propriedades visuais semelhante a estrutura natural dos dentes, é possível restaurar um dente com extrema qualidade estética e longevidade. Separamos as diferenças entre Facetas Diretas e Indiretas, seu preparo e aplicação:


Preparo:


Não existe uma profundidade padrão para o preparo de facetas, pois este depende majoritariamente do grau de escurecimento do dente em questão. Dessa forma, dentes com alterações cromáticas leves, sem alteração cromática, ou excessivamente lingualizados, podem exigir um preparo mínimo ou até ausente. Dessa forma, a profundidade varia de 0,2mm a 2 mm, espessura que pode ser controlada pela própria ponta diamantada que está sendo utilizada.


Deve-se observar também as áreas estáticas e dinâmicas de visibilidade. A primeira refere-se a uma vista por vestibular, enquanto a segunda é uma vista por proximal, geralmente observada quando o paciente está com a cabeça em movimento, ou em um ângulo de visão não frontal. O estabelecimento destas áreas permitirá que se determinem os limites da faceta. Dessa forma, na tentativa de mascarar essa margem, se faz um sobre extensão do preparo na região proximal, procurando manter os pontos de contato (ou pelo menos metade deles).


Em relação à extensão gengival, deve-se observar: a linha do sorriso do paciente, a saúde periodontal, o grau de escurecimento ou do acometimento da cárie, dentre outros.


O ideal é que o preparo fosse supra-gengival. Mas, por razões estéticas, o preparo poderá ser normo-gengival ou com leve extensão subgengival (lembrando que a saúde periodontal neste caso está interligada a qualidade do acabamento e polimento do término).


A instalação de facetas tanto de porcelana quanto de resina é uma opção interessante para quem está insatisfeito com a forma e cor dos dentes, auxiliando na busca de um sorriso mais harmônico, mas deve ser indicada com cautela visando a mínima intervenção e mínimos desgastes.



108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page